Livros que li

Em 2010 consegui ler alguns livros (mas não muitos, infelizmente). Quero registrar quais e se gostei ou não. Vamos lá:
Comecei o ano com:

Trilogia Suja de Havana, do Pedro Juan Gutiérrez



Gostei muito! Uma crônica sobre a vida em Havana na década de 90. Autobiográfico. Um tanto quanto escatológico. Mas muito bem escrito. Recomendo sempre.

Também descobri este ano o autor carioca Marques Rebelo. Já li dois livros e pretendo ler todos. Li A guerra está em nós e A estrela sobe. E já comprei um de contos que pretendo ler agora em janeiro.

Li ainda O filho eterno do Cristóvão Tezza, que foi meu professor na faculdade de Letras na UFPR (curso que eu não terminei, meu grande arrependimento na vida). O livro (autobiográfico também) é um relato extremamente sincero de um pai com um filho com síndrome de down. Os mais "sensíveis" (ou hipócritas) podem não gostar. Mas eu gosto de gente sincera. Quero comprar o último livro dele Um erro emocional e ler ainda em janeiro.

E finalmente li (com atraso de uns 15 anos) O apanhador no campo de centeio do J.D. Salinger. Tentei ler na adolescência, mas achei o Holden muito mal humorado. Aos 32 anos não achei-o mal humorado. Achei-o muito sagaz isso sim. E amargurado. E triste. A tradução que eu li era péssima, sofrível. Vou tentar ler o original. Tentar, pois meu inglês está um pouco enferrujado.

Outro que li em 2010 foi Rio das Flores do português Miguel Sousa Tavares. Foi indicação e empréstimo de uma amiga do trabalho, que amou o livro. Mas eu não amei, só achei ok. Correto, bem escrito. Mas não me emocionou e não achei nada demais no estilo de escrita dele. Tá mais para novela da globo. Aliás daria uma ótima novela das seis.

Lembrei de outro que li: O caso Morel, do Rubem Fonseca. Leitura atrasada também (acho que li na adolescência, mas não lembrava). Feito para chocar e discutir "o papel da arte", mas não acho que tenha se saído bem nas duas coisas. Um bom livro e ponto. Não leria novamente.

Vou tentar lembrar de outros e aí faço um novo post.

Comentários