A vida dos outros



Desde criança eu sou fascinada pela vida das outras pessoas. Eu morria de curiosidade de conhecer a casa dos vizinhos por dentro. Lembro-me de uma vez em Santos que eu passei horas observando os apartamentos do corredor do prédio onde estávamos hospedados. E sempre li muita biografia. Muita mesmo. Até hoje é o gênero que mais gosto. E hoje as redes sociais estão aí escancarando a vida de todos. Eu fico horas pesquisando sobre a vida dos outros. Fico sempre me controlando, pois às vezes passo um pouco do ponto. Hoje, domingo com muita chuva com marido trabalhando passei o dia na cozinha. Almocei, fiz um bolo, pesquisei receitas que quero fazer e xeretei a vida alheia via facebook. Ultimamente eu tenho tido especial curiosidade sobre a vida de uma pessoa que passou pela minha vida em um momento complexo. Eu ainda morava em Curitiba e trabalhava no jornal. Ela também. E morava no mesmo condomínio que um ex meu morava. Não é o caso de lembrar da história toda, pois foi um pouco traumática. Eu me mudei para SP ela mudou-se para SC e não nos falamos mais. Quando abri conta no facebook ela virou minha amiga e passei a acompanhar a distância a vida dela. Soube que casou com a paixão da época e teve um filho. Depois se separou, sofreu. E agora recentemente ela se mudou para Florianópolis, realizando um sonho de adolescente. Acho que o que me chamou a atenção foi isso. A mudança. A realização do sonho. Eu também tinha um sonho. Na hora pensei: ela é livre e eu não. Olhando as fotos dela percebi que ela mantém hábitos muito simples, como eu já fui um dia. E pensei: quando foi que eu deixei de ser simples? Deve ser por isso que sinto-me tão amarrada. Quando foi que eu fiquei tão ambiciosa e consumista? Querendo o melhor apartamento no melhor bairro, querendo comer em lugares caros todo final de semana? Está lá na foto! Ela come margarina e é uma delícia. Com pão e queijo prato. Eu quero manteiga importada e pão francês fresco! Na casa dela a sala de jantar não tem cadeiras. Tem simples bancos de plástico. Um casa com poucas coisas. Só com o essencial. O essencial deveria ser não desistir dos sonhos.

Comentários