Sofrimento



Está frio, muito frio. Detesto. Mas sei que não dura para sempre e por isso estou tentando não sofrer tanto com o inverno. Meu corpo se ressente e eu ainda sou bastante apegada aos sentidos da matéria. Mas hoje também foi um dia de notícias estranhas: uma amiga com suspeita de tumor no cérebro vai para uma operação de emergência. Peço notícias dela para outra amiga que me conta que está com um tumor no seio. Fiquei perplexa. Elas estão sofrendo. As pessoas em volta estão sofrendo. Sincronicamente vejo um anúncio de uma palestra da escola Nova Acrópoles sobre os ensinamentos de Buda. Decido ouvir a palestra e sou apresentada para as 4 Nobres Verdades:

ver­da­de do sofri­men­to
ver­da­de da ori­gem do sofri­men­to
ver­da­de da ces­sa­ção do sofri­men­to
ver­da­de do cami­nho de oito aspectos que leva à ces­sa­ção do sofri­men­to: o Nobre caminho óctuplo

O nobre caminho óctuplos é um conjunto de oito práticas que correspondem à quarta nobre verdade do budismo. Também é conhecido como o "caminho do meio" porque é baseado na moderação e na harmonia, sem cair em extremos.

Gostei. Senti que faz sentido. Eu tenho tanta coisa para aprender e tanto a praticar. E no meio dessa correria toda que é viver e trabalhar em São Paulo...




Comentários